O que você faria se um asteroide viesse na sua direção? Não é algo tão absurdo ultimamente, com tantas teorias que o fim do mundo está próximo.
E por isso a Nasa, agência espacial americana, começou a pensar como proceder em ocasiões como esta, afinal não queremos acabar como os dinossauros, não é mesmo?
Com os estudos, os especialistas concluíram que em 2022 um asteroide, que foi apelidado de Dydimos passará a 11 milhões de quilômetros da terra. Isso pode parecer muito para você, mas para muitos astrônomos é um perigo real e que deve ser encarado com seriedade. E por isso a Nasa sabe exatamente como agir!

Esse asteroide é dividido em duas partes, uma com 780 metros e outra menor, com 160. Por causa do tamanho e da localização, eles não representariam o fim da humanidade. E foi exatamente por saber disso que a agência americana resolveu testar o DART(espécie de redirecionamento de asteroides).
Esta invenção consiste em um pêndulo que poderia bater no asteroide e assim mudar sua direção, evitando qualquer tipo de perigo para o planeta Terra.
Um funcionário da Nasa chamado Tom Statler comentou que este é momento perfeito para o teste. “Um asteroide binário é o laboratório natural perfeito para esse teste”, disse.

O projeto tem tudo para dar certo, o DART viajará a 6 km/h para atingir o asteroide e essa velocidade é suficiente para mudar sua trajetória.
O único problema talvez seja a falta de verba que a NASA está enfrentando. É comum cortes de orçamento e redução nas despesas dela por conta de dívidas do governo americano.
Torcemos para o projeto ser bem sucedido, pois é muito importante para nós sabermos como se defender se a Terra estiver em perigo com um asteroide maior.
Fotos: Reprodução Internet


