Há muitos anos na Ilha Sentinela do Norte, no Oceano Índico, habitam povos isolados do resto do mundo. Ao longo do tempo eles insistem que preferem continuar assim. Eles atacam com flechas qualquer pessoa que tente chegar perto da ilha, tornando sua cultura parecida com os hábitos da Idade da Pedra, protegendo seu território com medo da destruição.
A ilha não é muito grande, tem apenas 72 km² e é habitada por aproximadamente 400 pessoas. Poucas vezes pesquisadores tentaram entrar em contato com os nativos, levaram objetos, sorriram e procuraram mostrar que não eram uma ameaça, mas de nada adiantou, a reação foi sempre muito violenta.
Alguns anos depois, os ataques cessaram e os nativos pararam de atirar flechas e lanças nos barcos. Até que em 2006, aconteceu uma tragédia, dois pescadores que pararam na praia da ilha por causa do mal tempo foram mortos pelos habitantes.


Oficialmente, a ilha pertence à Índia, mas o governo declarou que não tem intenção de se aproximar dos nativos e a decisão foi deixar eles viverem como quisessem. A comunidade e protegida, sendo assim, turistas não podem ir até o local pois é extremamente perigoso e também é muito provável que os nativos não sejam imunes às nossas doenças, o que poderia exterminá-los.


Fotos: Reprodução
Esperamos que se um dia tiver algum contato com outros povos, que isso traga melhoras na qualidade de vida desses habitantes, respeitando sua cultura e sua forma de viver.
O que você pensa sobre isso? Converse com a gente.












