Natureza Incrível

Elefanta conhece a liberdade após muitos anos. E sua reação fora das correntes emociona

By Bruno Piai

November 17, 2017

Aos 40 anos de idade, a elefanta Gan Da está, enfim, recebendo uma oportunidade que privaram dela durante toda a sua vida: a de ser livre.

Por décadas trabalhando em campos de trakking (ela conduzia turistas por trilhas na Tailândia), a mamífera teve sua sorte mudada quando uma mulher australiana a conheceu e se mobilizou com a sua causa. Ela concordou em pagar um valor para garantir a liberdade do animal. O dono de Gan Da estava disposto a vendê-la, pois desejava se aposentar do ramo de turismo.

Assim que se tornou sua “nova dona”, imediatamente ela entrou em contato com a “Wildlife Friends Foundation Tailandia”, uma instituição que administra um santuário de elefantes. E com o auxílio de um caminhão de transporte, a elefanta foi movida para o seu novo lar.

Nunca é tarde para recomeçar

Logo após ser libertada, dava para ver nos olhos de Gan Da a sensação de paz que tomava conta dela. Sem qualquer sentimento de medo, ela deixou que a banhassem com uma mangueira e não deu o menor trabalho quando voluntários foram retirar as suas correntes. Enquanto isso, ela abanava a sua cauda tão feliz quanto um cachorro quando seu tutor chega em casa e o acaricia.

E o primeiro dia em liberdade da grande, mas simpática mamífera foi marcante. Sem qualquer corrente que a prendesse, ela pode sentir todo o prazer de ser livre. Ela deu voltas pelo santuário e comeu muitas guloseimas. E o melhor de tudo: de acordo com funcionários do local de refúgio, ela já fez amizade com outros elefantes.

A vida deu uma nova chance a Gan Da. Nunca é tarde para começar de novo.

Fotos: WFFT Fonte: The Dodo