Você já ouviu falar na doença de Kawasaki? Ela geralmente atinge crianças pequenas e causa inflamação nas paredes de alguns vasos sanguíneos do corpo. É uma das vasculites mais comuns na infância e pode afetar o coração. Quanto antes diagnosticada, mais chances de uma recuperação sem sequelas.
Uma mãe de Indiana, nos Estados Unidos, está alertando pais ao redor do mundo após o filho apresentar essa doença, de acordo com a WXIN. Os médicos detectaram a condição em Jamie Jones, de 8 anos, em 2015, após diversos diagnósticos falhos.
“Começou com febre”, disse a mãe de Jamie, Jessica Jones. “Nós o levamos a vários hospitais e cuidados urgentes e eles continuaram nos dizendo que era apenas uma infecção viral. Eles estavam lhe dando antibióticos que não estavam fazendo ele melhorar. Ele não podia andar, não podia falar e eu sabia que alguma coisa estava errada com ele porque ele simplesmente não estava melhorando”, completou.

Casos são mais comuns que se acredita:
Segundo o Dr. Sanjay Parikh, diretor de cardiologia pediátrica do Peyton Manning Children’s Hospital, a doença de Kawasaki ocorre mais vezes do que as pessoas acreditam. Por ano, 15 crianças costumam ser diagnosticadas. Os sintomas são febre alta, erupção cutânea nos dedos das mãos e dos pés, olhos vermelhos e alterações na língua e nos lábios. Além disso, a doença pode atingir o coração e o fígado.

É importante que o tratamento comece logo na primeira semana em que os sintomas aparecem. Com Jamie, o diagnóstico não foi feito a tempo e agora ele precisa tomar uma anestesia diária, pois a doença afetou seu coração. Com o dano irreversível, a mãe do menino alerta para os sintomas e o tratamento precoce. Dessa forma, outras crianças não precisarão passar por isso.
Sanjay explica que o tratamento tardio da doença aumenta as chances de um ataque cardíaco, inclusive nos pequenos. Por isso é preciso ficar atento aos sinais que as crianças dão!
Foto: Reprodução/ Vídeo
Fonte: Fox 17












