Cicatrizes são histórias. Desde as linhas em seu joelho até as queimaduras que permeiam 57% do corpo de Amanda Carvalho, que diz ter “renascido” em 2014, quando quase morreu tentando salvar sua mãe.
Ela conta que as duas estavam na garagem de casa quando seu pai, de quem ela tinha se separado há poucas semanas, apareceu no portão. “Ali, eu vi meu pai atear fogo na minha mãe, e em uma tentativa desesperada de tirá-lo de cima dela, a gasolina acertou em mim também”, relata.
Amanda foi levada ao hospital e ficou um mês na UTI. “No hospital, lembro que minhas irmãs, orientadas pelas enfermeiras, me falavam que minha mãe estava internada e muito mal. Em algum lugar dentro de mim, porém, eu sabia o que havia acontecido, mas queria que alguém me falasse.”

Algum tempo depois, as notícias a devastaram — a mãe morreu no dia do crime, e seu pai se enforcou após dias. Amanda lembra que os pais foram casados por 20 anos e que ele sempre fora ciumento e violento.
Quando saiu da UTI, passou a fazer terapia e tratamento para as queimaduras. “Me incomodavam muito as marcas das queimaduras, mas tudo era pior porque minha mãe não estava ali”, desabafa. Ela se culpava muito, mas com o tempo entendeu que ela fez o que podia — as queimaduras eram a maior prova disso.
O tempo e o amor próprio ajudaram Amanda a superar o terrível trauma. “Finalmente percebi que o fato de não me amar não afetava ninguém além de mim”, confessa. Ela se apaixonou pela fotografia, e o ensaio que mostra suas cicatrizes foi importantíssimo para seu processo de aceitação.
Hoje, ela trabalha e vive com as irmãs, e sua maior dúvida é se quer estudar medicina ou ser fotógrafa. “Acho que nunca vou aceitar o que aconteceu, mas voltei a amar o meu corpo. Se antes eu tinha vergonha das minhas cicatrizes, hoje tenho o maior orgulho e as amo. Elas fazem parte de mim, parte da minha história, de quem me tornei. Sou mais forte em tê-las. São como um escudo.”

Amanda é uma guerreira e uma inspiração para a vida. Esperamos que ela tenha uma vida maravilhosa que a dê muitos presentes, pois ela merece tudo de bom que o futuro tem a oferecer.
Fotos: UOL












