Ela os capacita a identificarem o câncer. E sua fofura torna o trabalho ainda melhor
O câncer – ou cancro – é uma doença que envolve o crescimento celular anormal, com potencial para invadir e se espalhar por todas as outras partes do corpo, além do local original. Existem mais de cem diferentes tipos de cânceres conhecidos e, graças aos milhares de compostos orgânicos voláteis que as células cancerosas liberam, alguns cães são capazes de identificá-los.
Isso acontece graças ao treinamento de Dina Zaphiris, uma mulher que, em 23 anos de carreira como treinadora de cães, já capacitou mais de 50 cães a identificarem pessoas com câncer.
Essa identificação se torna possível devido aos 300 milhões de receptores de perfume que os cães tem, diferente dos humanos que tem apenas 5 milhões. Do mesmo jeito que você é capaz de ver o mundo, o cão é capaz de cheirá-lo.
O vídeo abaixo mostra o treinamento realizado por Dina:

Muito bom, não é mesmo? A partir do olfato, ele consegue identificar em qual das amostras está presente o câncer. Esse treinamento e a associação dele com os médicos especializados no tratamento da doença tem feito muito sucesso e só acontece na Fundação InSitu.
Graças a ele, muitas pessoas têm identificado rapidamente o câncer e podem começar a tempo seu tratamento. Esperamos que ele se desenvolva cada vez mais e ainda possa salvar milhares de vidas.
