Quem diria que um cachorro poderia perder a vida fazendo algo tão simples quando uma brincadeira na água? Pois, acredite, foi isso o que aconteceu com Hainz, um cachorro da raça Schnauzer.
A dona Jean Walsh não poderia ter ficado mais apavorada. Afinal, tudo estava indo bem. Eles estavam no lago, brincando de jogar gravetos para o cãozinho. Mas vinte vezes depois da mesma brincadeira, Hainz simplesmente sofreu um colapso. Tudo por causa de uma fatalidade chamada Hiponatremia, a qual ocorre quando o bichinho engole muita água.
O alerta
O caso realmente abalou a dona e ela rapidamente compartilhou a notícia nas redes para alertar outros sobre o ocorrido. “Hainz amava buscar as coisas. Nós jogávamos gravetos e bolas para ele pegar o tempo inteiro. Quando percebi que isso havia causado a ponte dele pensei: ‘porque ninguém me falou sobre isso antes?'”, disse.

Além disso, Walsh revelou tudo como aconteceu. “Henz provavelmente buscou um graveto uma 20 vezes, estava obcecado pela água e corria feliz de um lado para o outro. Depois de vinte minutos alguma coisa estranha começou a acontecer, em uma hora ele estava morto. Nós não tínhamos ideia de que um cachorro poderia engolir tanta água brincando nela”, revelou.
Culpada, ela sente que tudo isso poderia ter evitado se soubesse desse problema, mas ninguém a avisou que existia essa possibilidade.
“Me sinto muito culpada por o ter colocado em risco sem mesmo saber que estava fazendo isso. Mesmo as pessoas que vão regularmente ao veterinário não sabem que isso pode acontecer. Até quando Henz começou a passar mal eu não fazia ideia de que seria pela água do lago. Ele morreu fazendo o que mais gostava e isso é um conforto. É triste, os cães adoram água, mas eu não deixaria mais um cachorro entrar na água. Saber o que aconteceu com Henz pode salvar a vida de outros cães”.
Mas o que é a Hiponatremia?
Basicamente, acontece quando o cachorro está com uma baixa concentração de sódio no soro do sangue. Geralmente ocorre em momentos como muita gordura ou açúcar no sangue, insuficiência cardíaca congestiva, problemas hepáticos e renais, distúrbio endócrino ou baixo nível de potássio. E claro, no caso de Henz, excesso de água.
Para tratar, os médicos costumam aplicar uma solução salina isotônica.
Fotos: Reprodução.


