As rosas são uma daquelas flores que sempre ficam ótimas em nosso jardim e que nos salvarão em mais de uma ocasião como um lindo detalhe de um presente. Hoje mostraremos 2 métodos simples para plantar suas próprias rosas sem necessidade de utilizar sementes:
1. Primeiro método

1. Em uma parte do jardim que receba um pouco de sombra durante o momento mais quente do dia, cave um sulco na terra que tenha um lado vertical. Deve ter aproximadamente 15 cm de profundidade. Coloque cerca de 2,5 a 4,0 cm de areia na parte do fundo.
2. Escolha um talo – da grossura de um lápis- da rosa que deseja plantar. O talo deve estar liso (sem nada saindo), maduro (vê-se quando se quebra um pedaço sem problema) e jovem (menos de 1 ano).

3. O corte deve ser aproximadamente de 23 cm de comprimento. Corte logo depois de germinar a base. Em seguida, retire as folhas e os espinhos da metade inferior. Você pode deixar um par de folhas na parte superior do corte que desejar.
4. Insira cada corte até que esteja aterrado em dois terços, assegurando que sua base esteja dentro da areia. Assente a areia ao redor da base, para tirar o ar o mais que puder. Os cortes devem ser plantados a uma distância de aproximadamente 15 cm.

5. Preencha a terra na vala e firme-a bem – cuidado para não danificar os cortes ao fazer isto -. Mantenha sempre os cortes com água durante o verão. Em julho já deverão ter crescido bem e estarão prontos para transplantá-los.
2. Segundo método

Outra opção é plantar os cortes nas batatas.
1. Faça os mesmos cortes de 23 cm que foi explicado no primeiro método.
2. Perfure um orifício na batata de 5 a 7 cm de profundidade com uma chave de fenda.
3. Pressione a parte inferior do talo no orifício da batata – acredita-se que a humidade e os nutrientes da batata, favorecem o crescimento das raízes no talo; se quiser, pode introduzir o talo em fertilizantes antes de encaixá-lo na batata.
4. Coloque a batata com o talo na terra ou vaso e mantenha o solo em volta úmido, mas sem deixá-lo encharcar.











