A Boa do DiaNatureza

Droga usada para eutanasiar cães é encontrada em latas de comida canina

A ‘Food and Drug Administration’ (FDA), uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, anunciou que a droga utilizada na eutanásia de cães foi identificada na composição várias marcas de comida canina.

De acordo com a agência, pequenas quantidades de pentobarbital foram encontradas em embalagens de produtos das marcas: Gravy Train, Kibble ‘N Bits, Skippy e Ol ‘Roy.

A FDA afirma que o baixo nível da substância nos produtos que foram retirados das prateleiras não representam ameaça para os animais. No entanto, o órgão enfatiza que “o pentobarbital nunca deve estar presente em alimentos para animais de estimação, e os produtos que contenham qualquer quantidade do componente são considerados adulterados”.

Embora não tenha ocorrido um recall oficial, a JM Smucker Co., proprietária das marcas, já tomou a iniciativa de retirar as remessas dos comércios. A medida foi tomada após os resultados que testaram positivo para a presença da droga nos alimentos serem divulgados. O pentobarbital é um medicamento barbitúrico (que contém ação sedativa) que é usado como anestesia para os animais que passam por uma eutanásia.

Resposta da empresa

Um porta-voz da FDA afirmou que a agência está revisando os resultados e “determinará uma ação apropriada”. Já o porta-voz da JM, Ray Hancart, veio a público para pedir desculpas aos donos de animais “pela preocupação que a situação causou”. Ele alega que a empresa investigará como a droga foi parar nas embalagens.

Foto: WebMD