Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Drauzio Varella diz o que acha sobre o uso do anticoncepcional e deixa aviso às mulheres

Toda mulher que toma anticoncepcional já parou para pensar nas reações que esse remédio diário faz no corpo. Desde ganho de peso (dependendo da quantidade hormonal da pílula tomada), dor de cabeça e dor de estômago até trombose, que é o entupimentos de veias principalmente das pernas, fazem parte dos medos femininos.

Mas será que realmente há razão para se preocupar? O médico Drauzio Varella tentou esclarecer as dúvidas mais importantes a respeito do tema no programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, 16.

De acordo com dados do IBGE, cerca de 61% das mulheres (mais de 14 milhões), tomam esse contraceptivo no país. É quase o dobro das que optam pela camisinha, com cerca de 36%. Porém, apesar de o medicamento ser considerado seguro e eficaz pelos médicos, relatos de casos de trombose têm assustado.

Drauzio Varella conversou com mulheres que passaram por complicações após o uso da pílula anticoncepcional e discutiu com especialistas sobre quais seriam as melhores alternativas e afirma que a melhor opção para cada mulher é ser avaliada individualmente.

O que facilita a formação de trombose é a combinação de progesterona com estrogênio, os hormônios que compõem a medicação, que podem provocar alterações no sistema de coagulação do sangue, facilitando a formação de trombos no interior da veia. Entretanto, segundo a reportagem, apenas uma pequena parcela da população corre esse risco.

Outros fatores como obesidade, tabagismo, varizes, doenças pulmonares e cardíacas precisam ser levados em consideração pelo ginecologista antes de concluir se a paciente corre ou não o risco de adquirir a doença.

Algumas mulheres ainda temem a trombose venosa, porém desconhecem que ela é fenômeno raro. De acordo com Drauzio Varella, ocorre apenas um caso para cada mil mulheres, mas o número aumenta para de dois a quatro casos entre as que tomam pílula.

Veja a reportagem completa:

YouTube video

Apesar de alguns problemas, a pílula anticoncepcional tem muitos benefícios, pois ajuda a combater determinadas doenças, diminuir as chances de ter miomas ou cistos, alivia as dores, o inchaço e as alterações hormonais causados pela TPM. Entretanto, assim como afirma o médico, tudo isso deve ser avaliado profissionalmente, pois não é porque uma pílula fez mal a uma mulher, que vai fazer a você também. Cada uma tem um corpo diferente.

E você? Toma ou já deixou de tomar um anticoncepcional por conta das reações dele no seu corpo? Vale lembrar que cada um é distinto do outro, com doses hormonais adequadas para o corpo de cada mulher. Sendo assim, resta ao seu ginecologista afirmar qual o melhor para você!

Fotos: Reprodução

Drauzio Varella diz o que acha sobre o uso do anticoncepcional e deixa aviso às mulheres
Rolar para o topo