Só que vive com problemas de saúde como diabetes, artrite, dores persistentes ou outras doenças crônicas sabe o impacto que isso causa em sua vida. E a situação se torna ainda pior se considerarmos que muitas delas não têm cura e precisam ser constantemente gerenciadas por medicações, tratamentos e até mesmo intervenções psicológicas.
De acordo com o Departamento de Saúde do Reino Unido, não somente o número de pessoas que vivem com estas condições aumenta como também os animais cada vez mais desenvolvem problemas crônicos de saúde. A ‘Cats Protect’, uma instituição britânica que protege gatos, chamou a atenção em um de seus folhetos para o fato de que os bichanos estão desenvolvendo diabetes, hipertireoidismo ou insuficiência renal com frequência cada vez maior.
Curiosamente, uma das principais razões para tanto nós quanto os pets estarmos desenvolvendo tantas condições crônicas não é negativa. Pelo contrário. O fato da expectativa média de vida ter aumentado contribui com as doenças. Cães e gatos estão vivendo mais do que nunca, por exemplo (16 a 20 anos em média).

Ainda assim, o fator de maior relevância em relação ao aumento das doenças está ligado aos nossos hábitos de vida. E o mesmo vale para os bichos, principalmente quando levamos em consideração a forma como eles são criados. Pets obesos, sedentários, deprimidos ou que se alimentam mal têm maior tendência a desenvolverem problemas de saúde.
Fique atento com a sua saúde e com a de seu bichinho.












