Um dos atores mais conhecidos e bem pagos do mundo, o galã Brad Pitt revelou ser portador de uma doença que impacta (e muito) na sua vida pessoal: a prosopagnosia.
O estranho distúrbio faz com que o paciente tenha dificuldade em reconhecer rostos conhecidos, o que inclui o próprio. Você já se imaginou sendo o Brad Pitt e não reconhecendo a própria face? Mas, brincadeiras a parte, a doença é séria e afeta de maneira significativa quem sofre com ela.
Também chamada de “cegueira de feições”, a prosopagnosia faz que seus portadores precisem se apegar a outros fatores, como a voz, as roupas e outras características marcantes das pessoas mais próximas para que seja possível reconhecê-las. De acordo com o ator, o problema começou a se manifestar em sua juventude, quando começaram a julgar seu comportamento. É comum que quem sofra do transtorno receba a alcunha de “esnobe”.
-
Foto: Mirror
Até então não existe cura para a doença e especialistas chamam a atenção para o fato de que o problema não deve ser confundido com “memória ruim”. A prosopagnosia não tem relação alguma com a visão, a memória ou a inteligência.


Foto: Mirror 