Portadora de uma doença chamada Disostosis espondilotorácica (nome complicado, não?), também conhecida como síndrome de Jarcho Levin, Tiffany Geigel é uma mulher que, desde cedo, sabe muito bem o que é encarar o preconceito de frente. A condição portada por ela afeta diretamente a formação da coluna vertebral e as costelas do embrião. “Me disseram que sou um monstro, que deveria me matar, que pareço um extraterrestre e que assusto as pessoas”, conta.
Assim que Tiffany nasceu, seus pais foram informados pelos médicos que por conta da síndrome ela seria incapaz de se desenvolver como uma criança normal. O maior problema seria o fato da sua coluna vertebral ficar arqueada. E por consequência disso, suas costelas atrapalhariam a sua respiração, o que poderia ser fatal. Contudo, apesar do diagnóstico pessimista, os pais estavam mais do que dispostos a lutar pela menina. E a escolha não poderia ter sido melhor.
Tiffany sempre teve o sonho de ser bailarina. E nem mesmo sua grave condição pôde impedi-la de buscar alcançá-lo. Para alguém que foi capaz de desafiar os médicos, a ciência, o tempo e o preconceito, não haveria obstáculo que fosse capaz de pará-la. “Meus pais me disseram, quando eu tinha apenas três anos, que eu podia ser quem eu quisesse ser, sempre e quando me esforçasse. Foi assim que me inscreveram nas aulas de balé”, disse.

E foi nos palcos que a jovem encontrou força e motivação para seguir ainda mais além, principalmente em relação aos comentários maldosos que constantemente ouve: “Tudo é realmente muito cruel. São coisas tão rancorosas. Entretanto, ainda que eu não possa controlar o olhar público das pessoas, quando estou em cima do palco sei que posso mudar por completo essas percepções”.



Hoje, Tiffany não somente é uma profissional da dança como também dá aula e dirige espetáculos. E é graças à sua medicação que ela consegue controlar as suas dores e realizar cada vez mais sonhos e metas traçadas: “A dança me mantém saudável. Ela realmente salvou a minha vida”, conclui a bailarina.
Fotos: Instagram / Reprodução













