Ciência e saúde

Dicas: remédio caseiro para dor de dente.

By Drica Adamo

January 25, 2023

“Os motivos que geram dor de dente são diversos. Os mais comuns são cáries, inflamações da gengiva geradas por doenças periodontais, desgaste no esmalte dos dentes devido ao ranger dos dentes (bruxismo), retração da gengiva, aparecimento do dente de siso, entre outros”, cita Brenda Gomes, professora da área de endodontia na FOP-Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas).

Mas o que fazer para aliviar o problema?

A seguir, tire suas dúvidas sobre os remédios para dor de dente, inclusive com soluções caseiras e simples.

Bochecho de água morna com sal ajuda a aliviar a dor de dente?

Apesar de não existir pesquisa científica sobre o assunto, a receita caseira de bochecho de água morna com sal é uma medida muito recomendada pelos dentistas aos pacientes que precisam drenar abcessos faciais por conta da presença de pus. Isso porque o sal possui ação antisséptica natural, que ajuda a reduzir as infecções, enquanto a água morna facilita a vazão da substância purulenta.

Como fazer: Em um copo de água morna, misture uma colher de chá de sal. A solução não deve ficar tão salgada quanto a água do mar, mas uma salobra. Quando estiver morno, faça bochechos segurando a água com sal por cerca de 30 segundos a um minuto na boca e cuspa na pia. Repita de hora em hora.

Cravo-da-índia ajudam a aliviar a dor de dente?

O óleo essencial do cravo-da-índia possui eugenol, substância com propriedades analgésicas, excelente para aliviar a dor de dente, combater infecções e inflamações, conforme mostra um estudo publicado no British Journal of Oral and Maxillofacial Surgery realizado com 270 pacientes que tiveram um dente extraído.

Como fazer: Existem várias as maneiras de usar o cravo para amenizar o desconforto da dor de dente. Você pode simplesmente mascá-lo ou preparar o chá para fazer bochechos. Ou ainda aplicar uma gota de óleo essencial de cravo misturado a uma ou duas gotas de outro óleo vegetal (óleo de coco ou óleo de amêndoa) em um pedacinho de algodão e colocar no local do desconforto por dois minutos. Não se deve deixar por mais tempo em contato com a mucosa para evitar queimaduras.

Clique aqui para continuar vendo a lista