Destruir a saúde, a energia e encolher o cérebro. Ciência explica os efeitos de noites mal dormidas

Não é novidade para ninguém o quanto uma noite mal dormida ou passada em claro impacta negativamente no nosso dia a dia. Além de afetar diretamente nosso humor e a capacidade de atenção e concentração, lidar com o cansaço físico não é uma tarefa das mais fáceis.
Mas, afinal de contas, como e por que uma única noite perdida de sono causa tanto estrago? Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, dormir mal pode diminuir a estrutura cerebral. Soa grave e é. A pesquisa levou em consideração os hábitos noturnos de 147 adultos entre 20 e 84 anos e nos participantes que afirmavam ter problemas para dormir, foi notado um declínio do volume ou tamanho do cérebro, principalmente em quem já ultrapassava a casa dos 60 anos.
Um outro estudo, realizado na Michigan State University (EUA), trouxe à tona o fato de que todos os participantes que repousaram por menos de 5 horas ou que sequer conseguiram dormir e passaram 24 horas acordados apresentam tendência mais forte a criar memórias falsas ou confusas.
-
Foto: UOL Notícias
E as pesquisas científicas não param por aí. Cientistas da National Sleep Foundation, dos Estados Unidos, identificaram que noites mal dormidas aumentam em quatro vezes o risco de infarto e de AVC e são tão prejudiciais ao corpo quanto o consumo de cigarros. O estudo levou em consideração a participação de mais de 650 homens entre 25 e 64 anos e sem qualquer histórico de diabetes e AVC, e os resultados mostraram que 63% dos que sofreram infarto tinham algum problema relacionado ao sono.
E não pense que acabou! Distúrbios de sono podem afetar a imunidade do corpo, fazendo com que o paciente se torne mais propenso a adoecer, tenha dificuldades para emagrecer (caso seja essa uma meta) e seja mais suscetível a obesidade, pois o sono atinge o hormônio que aumenta o apetite.
-
Foto: Amenic181 / Shutterstock
Dê ao corpo o descanso que ele precisa e merece. Não deixe para resolver problemas no horário de seu sono.
Foto de Capa: Oleg Golovnev / Shutterstock


Foto: UOL
Foto: Amenic181 / Shutterstock