Todo brasileiro já conhece ou pelo menos deveria conhecer de cor e salteado a bandeira do Brasil. Mas o que aconteceria se ela mudasse um pouco suas características? Isso é o que está propondo um designer famoso da Rede Globo responsável pela criação de inúmeras aberturas de novelas. Uma nova bandeira em tons degradê e com o acréscimo da palavra amor, esse é o projeto apresentado por Hans Donner.
Alemão naturalizado brasileiro, o designer apresentou a ideia no Fórum do Amanhã que acontece em Tiradentes, Minas Gerais. O projeto que começou a dez anos atrás, pretende dar uma nova visão para o país. “Essa ideia expressa um sentimento mais positivo. O objetivo é começar por aí a resgatar a solidariedade que não pode faltar num símbolo da nação“, disse.
Donner pretende levar o projeto para ser aprovado no Congresso. Além das mudanças de tons em dregradê e do acrécismo da palavra “amor” antes de “ordem e progesso”, o sentido da faixa, que hoje forma um arco com pontas direcionadas para baixo, seria invertido, indicando para o alto.
“Quando comecei a fazer design em Viena, uma das primeiras coisas que aprendi foi que uma frase que sobe, para o alto, tem poder. E queremos sinalizar esse poder, essa mudança que é necessária. Como está, a frase indica inferioridade, e isso acaba passando para o povo”, disse.

Fórum do Amanhã
A ideia pode ser vista com maus olhos por muitas pessoas, porém foi apresentado no Fórum do amanhã. O evento reuni intelectuais e populares com o intuito de levantar temas e questões sobre problemas da sociedade brasileira. Os debates ajudam na resoluções de inúmeros desafios que o nosso país enfrenta, ainda mais no atual cenário político.
A mudança da bandeira aparece como uma ideia para trazer uma nova identidade ao povo brasileiro que já está desacreditado. Com um lema não só positivista, a palavra amor traz um viés mais humanitário e de união para a bandeira.
Fonte: Curizone












