Ações de solidariedade e amor pelo próximo é que fazem o mundo girar. Um exemplo disso é a oportunidade de ter uma vida melhor que Ezequiel Nunes, 36 anos, está dando aos cachorros de rua.
Mesmo desempregado e com pouco dinheiro para as próprias necessidades, o vendedor tem se dedicado a construir casinhas para animais de rua, com 90% de materiais doados pela comunidade do bairro Jardim Cidade, em São José, Florianópolis.
Ezequiel tem dois cachorros, Duke e Bob, que foram retirados das ruas, e infelizmente não consegue ter mais outros em casa. Exatamente por isso que decidiu ajudá-los. “Não consigo tirar eles das ruas, mas consigo cuidar de alguns nos lugares onde estão. Ajudar os animais de rua é um projeto que está no meu coração, não vou parar”, disse.

Apenas nos últimos dois meses, ele construiu 19 casinhas e as distribuiu pelas ruas de São José. Sua meta agora é construir 300 moradias até 2020! “Por enquanto tenho o meu tempo livre, então tento unir o útil ao agradável. Ocupo minha cabeça construindo coisas do bem”, afirmou.
E não foi só isso que Ezequiel fez pelos animais! Há cinco anos, ele criou o projeto Amiguinhos Indefesos que recebe a ajuda de várias pessoas mensalmente. “A ideia é unir milhares de pessoas em prol da causa animal. Se cada um fizer um pouquinho, nós conseguimos melhorar a vida desses bichinhos”, disse.

E ainda não para por aí! Quando viu um cachorro de rua bebendo água em um cano de esgoto estourado no ano passado, o desempregado teve a ideia de construir bebedouros/comedouros para os animais e, desde então, 50 unidades foram distribuídas pela cidade.
Já no frio, Ezequiel pegou todas as doações de rolos de manta asfáltica térmica que recebeu e colocou em volta das casinhas para proteger do inverno, e também evitar que o calor do verão chegue dentro do ambiente. Em média, leva três horas para construir uma casinha, que pode ser tanto individual quanto em conjunto, como um condomínio. Todas são enumeradas e têm bebedouro e comedouro sempre abastecidos por ele mesmo.

“Procuro fazer tudo com muito amor. Além de fazer as casinhas com materiais doados, eles são recicláveis, então ajudo o meio ambiente também”, afirmou. Para auxiliar todos os seus gastos, o salvador dos animais de rua arrecada latinhas e as vende. Interessados em doar materiais ou ração podem fazer contato pela página projeto Solidário Amiguinhos Indefesos, no Facebook!

Esperamos que Ezequiel permaneça fazendo esse bem imenso para quem mais precisa e que, claro, ele possa influenciar outras pessoas a fazer o mesmo!
Fotos: Reprodução












