O plástico é um material tão comum e tão presente no nosso cotidiano que nem se quer paramos para pensar na sua composição química e nos riscos que ele pode ocasionar para a nossa saúde, e é nesse ponto em que o perigo mora.
O bisfenol-A ou a BPA é um dos principais componente químicos do plástico, e recentemente foi tema de um debate mundial entre grandes órgãos reguladores da área da saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Agora o porquê dessa substância estar tão em evidência? O motivo está nos riscos que ela apresenta a nossa saúde. Segundo a nutricionista Estela Reginatto, o problema da substância é a sua fácil liberação mesmo em pequenas mudanças de temperatura, podendo se tornar muito tóxico. “O bisfenol-A também conhecido como BPA é uma molécula muito instável e pode migrar dos produtos para os alimentos apenas com mudanças de temperatura (tanto aquecidas quanto refrigeradas) ou danos à embalagem. Mesmo pequenas mudanças de temperatura, são o suficiente para liberar o bisfenol-A”, fala a nutricionista.
A substância bisfenol-A pode ser encontrada em objetos típicos do dia-a-dia, como mamadeiras, marmitas plásticas, copos descartáveis ou plásticos, embalagens plásticas em geral, talheres e pratos descartáveis, squeeze, garrafões de 20L de água e milhares de outras coisas que são feitas de plástico, as quais são tantas que nem nos damos conta de que estamos expostos por todos os lados a esse perigo.
Mas afinal quais são os verdadeiros malefícios do bisfenol-A:
1.Aumento de risco em alguns cânceres como de mama, ovário, útero e próstata;2.Bloqueio dos receptores do hormônio tireoidiano;3.Menstruação precoce;4.Doenças cardiovasculares;5.Síndrome de Ovário Policísticos (SOP);6.Obesidade e outros.
Apesar de todos esse perigos o importante mesmo é tomar cuidado e seguir algumas dicas para minimizar o consumo do bisfenol-A:
:: Devemos sempre procurar no rótulo: “Bisfenol free”, ou “BPA free”;:: Procurar no símbolo de reciclagem o número 3 ou 7;:: Não esquentar mamadeira em micro ondas ou banho maria;:: Evitar tomar café em copo plástico, preferir, porcelana ou vidros,:: Evitar guardar alimentos em geladeira/congelador em vasilhas plásticas com BPA;:: Evitar o uso de qualquer material com BPA durante gestação (causa desequilíbrio hormonal no feto);:: Não deixar garrafa com água mineral no carro estacionado e tomar depois pois este aquecimento libera o Bisfenol. ⠀
Imagem: Reprodução Internet













