Segurar o espirro pode ser muito mais nocivo do que você imagina
Muitas vezes nós tentamos controlar alguns reflexos naturais do nosso corpo por estarmos em ambientes que consideramos inadequados para tais ações. O espirro pode ser o mais comum destes impulsos.
Porém, impedir que o corpo tenha essa reação não é nada benéfico para a nossa saúde, e pode até causar mals bem maiores do que ficar constrangido em uma sala.
Raimar Weber, um otorrinolaringologista da Universidade de São Paulo, explica que nunca se deve tapar as vias nasais para segurar um espirro, mesmo que sejam raras as ocorrências médicas por consequência disso.

Segundo Weber, quando estamos resfriados e tentamos conter o espirro, a secreção que se encontra no nariz pode tomar outros caminhos. Pode ir para os ouvidos, por exemplo, causando um inflamação.
Outro mal que esse hábito pode trazer para os ouvidos é induzir uma forte pressão, a ponto de estourar os nossos tímpanos.

Quando estamos prestes a espirrar, nosso diafragma se contrai e faz uma força extra em nossos pulmões. Se esta força não é expelida, pode se direcionar para lugares frágeis, como as pálpebras e os olhos.
No Reino Unido um homem de 34 anos rompeu a parte de trás da garganta ao tentar segurar um espirro. O caso ganhou notoriedade na mídia e o alerta foi dado. Fraturas como as dele só tinham sido vistas antes em casos de acidentes graves de trânsito.
Agora que você já sabe de tudo isso, vai tentar segurar seus espirros de novo?
Fonte: Vix













