Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Descubra por que os recém-nascidos sofrem com cólica e saiba como aliviá-las

Quem tem bebê em casa sabe o quanto é desesperador ouvir o choro deles, ainda mais quando o choro torna-se agudo e aumenta em intensidade. Em muitos casos, esse choro mais sofrido é sinônimo de cólica e apesar de causar desespero em muitos pais, ele significa que o bebê está em fase de desenvolvimento. Não há porque se preocupar!

Porque elas ocorrem?

Nos primeiros três meses de vida, a flora intestinal do bebê não está formada e as dores abdominais são causadas pela digestão natural do alimento e a formação de gases.

Até quando elas aparecem?

Em geral, as cólicas mais intensas tendem a desaparecer após o 3 mês de idade, pois é o tempo necessário para a formação completa da flora intestinal. Há outros casos de intolerância à lactose (proteína do leite da vaca) e outras doenças intestinais. Se o problema persistir, não demore para consultar um pediatra.

Quais são os sintomas das cólicas?

– Choro contínuo, mesmo após a amamentação ou troca de fraldas;- Barriga endurecida;- Muitos gases;- Rosto avermelhado e punhos fechados;- O bebê contorce e flexiona as perninhas em direção ao abdômen

Como aliviar as cólicas?

– Deite-o de bruços e embale-o próximo ao corpo: a sensação de aconchego é imbatível!- Bolsa de água quente ou pano à ferro: preste atenção na temperatura para não queimar a pele do bebê;- Deixe o ambiente à meia-luz e com uma música relaxante;- Faça massagens circulares no abdômen para aliviar os gases; – Passe óleo de amêndoa na barriguinha para aquecer e acalmar a região;- Evite amamentar o bebê: a sucção estimula as contrações intestinais;- Deite o bebê de bruços e exercite as perninhas em direção ao abdome para soltar os gases

Há alguns remédios que podem aliviar as cólicas, como por exemplo os probióticos, mas é primordial consultar um pediatra antes de qualquer medicação caseira ou farmacológica.

Gostou das dicas? Se testar e aprovar alguma delas, conta pra gente!

Por: Denise HsuFotos: Shutterstock, Google Images

Rolar para o topo