Descubra o que os animais sentem quando os donos morrem


Quase todo mundo conhece a história do filme Sempre ao Seu Lado – o cachorro Hachiko acompanha seu dono ao trabalho todos os dias, até que o dono acaba falecendo, e mesmo assim ele fica esperando-o na estação. Muita lealdade, carinho e amor, não? Pois saiba que o luto em animais não é história apenas da ficção.

Após a recente aparição de Cosmo, o Golden Retriever, no velório de Kid Vinil, o assunto veio à tona com força: o que os animais sentem quando os donos morrem?

Especialistas afirmam que os cachorros têm sentimentos – o que os diferem dos sentimentos humanos é a racionalidade. Eles não entendem a perda ou a morte, mas sentem a ausência com força.

  • O cachorro Hachiko, do filme, entrou em luto após a morte de seu dono

Entretanto, a dor do luto não é exclusiva aos caninos. No interior da Paraíba, a história do cavalo que se fez presente no velório do dono ficou famosa. Também ficou conhecido o gato que não abandonou o dono nem após a morte, permanecendo deitado em cima de seu túmulo.

Segundo estudiosos da veterinária, a memória visual e olfativa é muito forte nesses animais, o que justifica o apego pelas lápides de seus donos. Mesmo que o humano esteja enterrado há palmos de distância da superfície, a hipótese é de que ele é atraído até ali é pela memória do cheiro do dono.

A ausência do dono pode principalmente causar depressão nos mascotes, quadro em que ele apresenta fraqueza severa, falta de apetite, doenças de pele e até diarreia e vômitos.

  • O fiel escudeiro de Kid Vinil deitado ao lado de seu caixão

É desolador ver nossos tão amados companheiros de luto – mas não se desespere: o luto acaba quando o amor continua. Um novo dono não substitui o antigo, mas amor e carinho verdadeiros podem renovar o espírito de um animal e fazê-lo feliz outra vez. Impressionante a fidelidade desses bebês, não? ♥

Fotos: Reprodução/Internet


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

0 comentários