
Descoberta de lítio na cratera de nevada pode mudar o mundo.
Se metade do lítio que se estima existir na caldeira McDermitt for extraído, isso mudaria o mundo. Ponto final.
No início deste ano, a GNN informou que enormes reservas de lítio totalizando 5,9 milhões de toneladas métricas foram descobertas nas montanhas indianas perto da Caxemira, o que as colocou entre as maiores reservas de lítio conhecidas na Terra por país.
As reservas da caldeira McDermitt são quase 700% maiores – 40 milhões de toneladas métricas, 13 milhões a mais do que as reservas conhecidas de todas as minas produtoras de lítio na Terra.
Com todos os países produtores buscando lítio para fabricar baterias e chips de computador, qualquer fonte adicional é altamente esperada.
Até agora, grandes depósitos foram encontrados em todo o mundo, mas acredita-se que a Bolívia detém o valor mais elevado, entre 16 e 21 milhões de toneladas métricas. No entanto, a turbulência política e as baixas taxas de desenvolvimento interferiram na retirada das suas reservas do solo.
“Se você acreditar na estimativa aproximada, este é um depósito de lítio muito, muito significativo”, disse Anouk Borst, geólogo da Universidade KU Leuven, ao jornalista Anthony King . “Isso poderia mudar a dinâmica do lítio globalmente, em termos de preço, segurança de abastecimento e geopolítica.”
Uma nova análise do lítio in situ revela que os sedimentos da caldeira McDermitt incluem uma argila única composta pelo mineral ilita que pode conter até 2,4% de lítio em composição, que é superior à esmectita de magnésio mais amplamente extraída.
A argila formada após quantidades incríveis de magma alcalino, cerca de 1.000 vezes mais magma do que o Monte Santa Helena em 1980, foi expelida do vulcão, localizado na fronteira com Nevada e Oregon. Ao esfriar, formou-se ignimbrito, que erodiu no fundo da cratera para produzir partículas ricas em lítio.
Depois disso, formou-se um lago na cratera que coletou o lítio em argila rica em minerais no fundo antes de outra erupção misturada com uma salmoura alcalina contendo lítio.
