Ciência e saúde

Descoberta da USP abre caminho para tratamento de câncer endócrino infantil.

By Drica Adamo

February 17, 2023

Pesquisadores da Universidade de São Paulo, descobriram um mecanismo celular associado à formação de tumores adrenocorticais, aqueles localizados nas glândulas suprarrenais ou adrenais, em crianças.

Estudos realizados em cultura celular e em camundongos mostraram, pela primeira vez, que a ativação do gene que codifica o receptor da vitamina D (VDR) induz efeito antitumoral nesse tipo de câncer.

O achado aponta um caminho para o desenvolvimento de novas terapias para a doença. Atualmente, a única opção terapêutica é a remoção cirúrgica dos tumores.

Segundo os pesquisadores, os tumores adrenocorticais pediátricos são raros, representando cerca de 0,2% de todos os cânceres pediátricos. Mas são até 18 vezes mais frequentes no Brasil, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste do país.

Como os tumores estão localizados em componentes do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios como o cortisol, aldosterona e androgênios, a maioria das crianças com a doença apresenta sinais de excesso hormonal, como puberdade precoce ou ganho de peso com parada no crescimento.

Leia mais