Só quem já sofreu com a depressão ou viu alguém na família enfrentá-la sabe o quão perigosa e devastadora a doença é. E o distúrbio não é exclusivo somente para nós. Os animais também são atingidos pela condição, especialmente os cães e gatos de estimação.
De acordo com especialistas, a principal causa da depressão nos pets está relacionada à ausência de seus tutores. Cães que passam muitas horas do dia solitários em casa podem apresentar sintomas de profunda tristeza. A chegada de outros animais de estimação e o nascimento de crianças também são fatores que contribuem com o surgimento da doença nos bichos.
Não é só tristeza
Animais ansiosos e inseguros – fatores muitas vezes causados por mudanças de ambiente ou de rotina – também podem apresentar o distúrbio. E a doença não se resume à tristeza. Animais deprimidos podem perder peso, ter dermatite e até mesmo sofrerem com outras doenças. É fundamental procurar um veterinário caso mudanças de comportamento sejam identificadas.

Cada raça reage de um jeito
Algo que muitos donos não sabem é que, sim, a raça tem influência na depressão. Cães como poodles e pinchers são mais propensos a sofrerem com a doença.
O risco se torna maior em algumas raças como as citadas em razão da dependência maior que elas apresentam. Eles precisam de mais atenção de seus donos do que outras raças.
Sintomas
- Isolamento
- Falta de vontade para brincar e interagir (tanto com os donos quanto com outros cães)
- Tristeza profunda
- Falta de apetite
- Apatia
- Rejeição ao contato físico
- Automutilação (quando o animal morde e lambe as próprias patas e o rabo)
E no caso dos gatos, são acrescentados aos sintomas acima:
- Comportamento mais agressivo
- Miados altos e frequentes

O que fazer para evitar a depressão?
A melhor alternativa para que o pet não sofra com a depressão é mantê-lo ativo. Pelo menos uma vez por dia é fundamental que o tutor leve seu animal para fazer exercício.
Além disso, brincar com o bichinho e ajudá-lo a se integrar a novas rotinas (se for o caso) é de extrema importância para sua saúde mental.
Tratamento
Caso o animal de estimação sofra com a depressão, o ideal é começar o tratamento o mais rápido possível. Medicamentos, brincadeiras, passeios ao ar livre, são muito eficazes para estabilizar o humor do pet.
Quanto aos gatos, além de seguir os procedimentos citados acima, é recomendável criar lugares nos quais eles possam escalar e se esconder. Assim, se mantendo longe qualquer estresse, eles se sentem melhores.
Fonte: Segredos do Mundo












