Você certamente já ouviu sobre o famoso físico alemão Albert Einstein, não é mesmo? Seu nome é quase sinônimo de genialidade. Mas será que você conhece um outro lado deste homem tão brilhante?
Durante uma viagem para o Japão, por causa de uma conferência, Einstein deu como gorjeta a um mensageiro uma carta. No papel, ele explica sua ideia de como ter uma vida feliz. Tudo aconteceu no ano de 1922, mas o papel só foi revelado nos últimos dias, 95 anos depois.
Na primeira folha de papel, o ganhador do prêmio Nobel escreveu: “uma vida simples e silenciosa traz mais alegria do que a busca do sucesso em um desassossego constante”. Enquanto entregou o pequeno folheto, o físico disse “Talvez, se tiver sorte, essa nota acabará sendo muito mais valiosa do que uma simples gorjeta”.
O atual dono dessa carta é um morador de Hamburgo, que também divulgou ao mundo um outro papel com a grafia do gênio alemão dizendo apenas “onde há um desejo, há um caminho”.

Leilão
As duas cartas escritas por Albert Einstein foram leiloadas em Jerusalém, junto com outros artigos do físico. Adivinhe quanto foi o preço destes dois papéis?
Parece até difícil de acreditar, mas a carta maior foi vendida por incríveis 5 milhões de reais, um valor 200% maior do que o esperado antes do evento. Já a carta com apenas uma frase também recebeu um valor bem salgado nela. Foram dados 780 mil reais pela frase do gênio.
Um dos responsáveis pela maior coleção de artigos do Einstein no mundo, Roni Grosz, afirma que o valor é razoável. “O que estamos fazendo aqui é pintar o retrato de Einstein – o homem, o cientista, seu efeito no mundo – através de seus escritos”, afirma.
Apesar disso, 5 milhões em um papel parece um pouco caro, não é mesmo?
Fotos: Reprodução Internet
Fonte: Saúde Curiosa













