Manter um notebook sobre o colo pode parecer o hábito mais comum do mundo. Quem nunca fez isso, afinal? Contudo, segundo dermatologistas, essa é uma mania que precisa ser evitada.
Os médicos alertam para um doença pouco conhecida chamada Eritema ab igne (nome estranho, não é mesmo?). Ela está envolvida com os efeitos a longo prazo causador pelo calor da máquina no corpo. Principalmente quando ela é deixada por muito tempo em cima da pele.
À Revista Glamour o dermatologista Luiz Perez conta que o problema tem ocorrido com cada vez mais frequência. “O Eritema ab igne é causado por qualquer tipo de calor. Quem usa bolsa de água quente também pode ter a patologia. De qualquer forma, o aumento de casos nos últimos anos está relacionado ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos”, explica. A doença se manifesta por meio de manchas avermelhadas que surgem na pele.
O médico afirma que o problema não se resume simplesmente à questão estética. Perez diz que “além das manchas, que não têm um tratamento 100% eficiente, a probabilidade de câncer de pele na região afetada aumenta”.

Como se prevenir
De fato, não há segredo para prevenir a doença. É bem simples, por sinal. Perez explica que a melhor alternativa é apoiar o computador sobre algum objeto que conte com uma superfície dura. “O ar precisa circular, por isso a importância de um item firme entre o eletrônico e a sua pele, ou entre o eletrônico e o travesseiro, que também causa um superaquecimento na região se em contato direto com o aparelho”.
A Eritema ab igne é uma doença grave. Não encare esse risco!












