A diabetes é uma doença que atinge a vida de muitas pessoas no Mundo todo. Só no Brasil o número de diabéticos cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, representando quase 10% da população total brasileira em 2016.
A doença é caracterizada pela elevação da glicose no sangue, hiperglicemia. Ela pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.
Existem dois tipos de diabetes: a tipo 1 e a tipo 2.
Na diabetes tipo 1, o corpo não produz insulina suficiente, o que significa que o corpo não pode processar o açúcar adequadamente. Geralmente, a diabetes tipo 1 aparece durante a infância ou a adolescência.
Na diabetes tipo 2, o corpo resiste à insulina ou não produz o suficiente. Normalmente, a diabetes tipo 2 é causada pela genética, mas a inatividade e o excesso de peso podem contribuir.
Embora sejam diferentes, os tipos de diabetes apresentam alguns dos mesmos sintomas.
Sintoma # 1: Aumento da micção
Um dos sintomas comuns de diabetes é o aumento da micção, também conhecido como poliúria.Quando o açúcar se acumula em seu sangue devido ao diabetes, seus rins tendem a trabalhar mais para filtrar e absorver todo o açúcar. Se seus rins ficam sobrecarregados e não conseguem manter o açúcar, o açúcar é expulso em sua urina.
Sintoma #2: Vontade a todo tempo de beber água
Urinar mais pode deixá-lo desidratado, fazendo com que você sinta vontade de beber mais água.
Sintoma # 3: Infecções frequentes e de cicatrização lenta
A Clínica Mayo explica que outro sintoma comum de diabetes é uma cicatrização lenta ou infecções frequentes.Eles escreveram: “Alguns dos sinais e sintomas da diabetes tipo 1 e do tipo 2 são feridas demoram para cicatrizar e infecções frequentes, como as de pele, gengiva e vagina”.
Sintoma # 4: Visão borrada
Assim como níveis elevados de açúcar no sangue podem puxar fluido de seus tecidos e desidratá-los, a doença também pode puxar fluido das lentes dos olhos.Quando suas lentes não são úmidas o suficiente, seus olhos perdem a capacidade de se concentrar.Se esses sintomas forem capturados precocemente, eles podem ser tratados com facilidade, porém se a descoberta for tardia, eles podem levar a perda de visão e cegueira.
Sintoma # 5: Respiração que cheira como removedor de esmalte de unha
Um dos sintomas que mais surpreende as pessoas é uma mudança na maneira como a respiração cheira.Se sua respiração de repente cheira a removedor de unhas ou cheira estranhamente frutado, pode ser um sintoma de cetoacidose diabética, explica a US National Library of Medicine .
Sintoma # 6: Fome Extrema
A fome extrema, ou a polifagia , ocorre frequentemente nos estágios iniciais da cetoacidose diabética.Quando seu corpo não regula adequadamente seu açúcar no sangue, suas células não têm a energia que precisam para funcionar, em vez disso, suas células indicam que você precisa continuar comendo.
Sintoma # 7: Perda de peso inexplicada
A maioria das pessoas vê a perda de peso inexplicada como uma benção, mas pode ser um sinal de diabetes.Isso é mais comum no diabetes tipo 1, onde as pessoas estarão constantemente com fome e perderão peso muito rapidamente.
Sintoma # 8: Fadiga e Irritabilidade
Quando você está sofrendo de desidratação – o que é comum com o diabetes – você pode começar a sentir-se cansado e irritado.Seu corpo também pode se sentir exausto se você tiver diabetes, devido à incapacidade do seu corpo de usar a energia dos alimentos corretamente.
Sintoma #9: Formigamento, dor ou entorpecimento nas mãos e nos pés
De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e doenças digestivas e renais , cerca de 60 ou 70% das pessoas com diabetes apresentam algum tipo de dano nervoso, conhecido como neuropatia diabética.Alguns dos principais sintomas da neuropatia diabética são entorpecimento, formigamento ou dor nos dedos dos pés, pés, pernas, mãos, braços e dedos.
Imagens / Reprodução de https://www.littlethings.com/symptoms-of-diabetes/













