Imagine estar em uma festa onde as pessoas não apenas oferecem como obrigam suas crianças a ingerirem bebidas alcoólicas. Terrível, não? Mas em Huancavelica, região rural do Peru, isso é uma realidade.
Recentemente lançaram um vídeo onde crianças de 5 a 7 anos mal conseguem se manter em seus pés, e isso se deve ao fato de que adultos forçaram-os a beber cerveja até que ficassem nesse estado.
A situação chocante faz parte de uma festa cultural da região, que é conhecida por ter as maiores taxas de abuso infantil, violência doméstica e desnutrição crônica do país – 35% das crianças menores de 5 anos lá são subnutridas. Confira o vídeo que mostra adultos rindo e carregando crianças embriagadas:

O vídeo viralizou ao ser publicado no facebook e a situação foi denunciada ao Ministério Público do Peru e ao Procurador Civil e da Família. Eles identificaram as crianças e seus pais foram processados por violação de crianças e adolescentes e abandono moral e material. Os adultos do vídeo ainda estão sendo identificados.

É um absurdo que o abuso infantil ainda seja tão naturalizado em alguns lugares e que isso seja justificado como “é a cultura deles”. Nenhuma cultura nunca deve passar por cima dos direitos básicos de um ser humano, como à dignidade e à integridade. Esperamos que essa situação seja resolvida.
Fotos: Viralistas












