Natureza Incrível

Convívio com cães pode contribuir com desenvolvimento de crianças autistas.

By Drica Adamo

April 19, 2023

Uma pesquisa da Montreal University, no Canadá, mostrou que o convívio com cães tem impacto sobre os níveis do hormônio do estresse em crianças que vivem com algum espectro de autismo.

O nível de estresse foi monitorado em 42 pessoas que participaram do estudo, sendo antes, durante e depois do convívio com um cachorro.

Os pais das crianças apontaram, em média, 33 comportamentos problemáticos nas crianças antes da presença do animal e, depois de brincarem com o bichinho, o número caiu para 25.

Brian, 8 anos

Vanessa Fernandes é pedagoga há mais de 20 anos e trabalha na escola há 15 anos.

Mãe do Brian, de 8 anos, recebeu o diagnóstico de autismo do filho há quatro anos. Ela conta que o período de investigação, com muitas consultas, até descobrir o transtorno, foi difícil.

Convivendo com os colegas na escola, fazendo as terapias e na companhia da cachorra Adela, Vanessa fala de uma melhora no desenvolvimento motor do filho Brian. “Com a Adela, ele se sente mais confiável, ele está sempre do lado dela. Ele gosta de ficar só com ela.

Quando a Adela está com todas as crianças, ele fica de longe, mas quando ele está dando atenção a ele, ele se sente super bem. É muito bom para as crianças, principalmente para as crianças autistas”, diz.

Fonte