É triste, mas é fato que nem sempre o envelhecimento chega sozinho. O processo natural da vida costumeiramente vem acompanhado de problemas de saúde ou de situações que nem sempre somos capazes de controlar. Um exemplo do segundo caso envolve a regeneração das células do nosso cérebro ao longo dos anos.
A medida em que idades mais avançadas chegam, é natural que tenhamos a dificuldade em lembrar de algumas coisas ou a tomar decisões rápidas como um dia já fizemos. O processo cognitivo se torna um pouco mais lento.
Contudo, existem maneiras bastante eficazes para que seu cérebro permaneça fortalecido e sinta pouco os efeitos do tempo, o que pode, inclusive, prevenir doenças como depressão, demência e Alzheimer.
As dicas a serem seguidas são da neurologista britânica Sandrine Thuret:
-
Foto: Pixabay
1. Mantenha uma dieta saudável, se fazendo valer, especialmente do aumento do consumo de açafrão. Outros alimentos como o abacate, mirtilos, ovos e o suco da romã também farão muito bem ao seu cérebro.
2. Manter uma rotina de exercícios adequada e de mais ou menos 45 minutos diários. A prática de atividade física será essencial para que um novo tecido se desenvolva na região do hipocampo (estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro).
3. Ingestão de chá verde é uma ótima alternativa para manter o cérebro ativo e saudável. Além de ter propriedades antioxidantes, o chá também é rico em bromo, componente que faz muito bem ao hipocampo.
-
Foto: Boa Forma / Reprodução
4. Consumo de alimento com ômega 3 é fundamental para quem deseja melhorar a saúde do cérebro. A substância é facilmente encontrada em peixes e em alimentos como sementes de chia, nozes e sementes de linhaça, por exemplo. O ideal é consumi-los pelo menos duas vezes por semana.
A combinação dos fatores, desde uma dieta equilibrada até a prática de exercícios é o melhor e mais confiável não somente para o seu cérebro, como também para todo o corpo.
Foto de Capa: Tec Mundo / Reprodução


Foto: Pixabay
Foto: Boa Forma / Reprodução










