Ele ficou famoso, conhecido como “mendigo gato”, após ter sua foto, enrolado em um cobertor no centro de Curitiba, publicada nas redes sociais de uma moça, que se solidarizou com seu pedido de “ficar famoso na rádio”. O paranaense Rafael Nunes era viciado em crack e morava nas ruas, mas a fotografia, compartilhada por inúmeras pessoas, acabou fazendo com que sua vida mudasse completamente.
Agora, após 4 anos, um longo tratamento e diversas mudanças, ele contou ao G1 sobre o que passou no mundo das drogas e como isso o afetou e distanciou de quem amava. Segundo ele, começou a usar drogas com 16 anos, chegando ao crack, com 17, quando ainda morava no Rio Grande do Sul, em Farroupilha e passando a morar nas ruas tempos depois, perambulando e dormindo em agências bancárias para fugir do frio:
“Quando eu já estava morando na rua, eu comecei a vender todas as minhas roupas para consumir droga. Eu trabalhei muito tempo com construção civil e ganhava bem. Então, eu sempre fazia algum trabalho desse tipo pra usar as drogas. E eu vendi as minhas coisas, nunca pegava coisas de casa, por exemplo.”
Rafael também falou que seu tratamento fez toda a diferença e mostrou as possibilidades que ele tinha na sociedade:
“Fiquei conhecendo mais sobre emoções, sobre sentimentos, sobre como ter regras na minha vida e me adequar a elas, como ter uma vida melhor e como ser um ser social.”
O “mendigo gato” ainda cita a internação compulsória como algo complexo, que mexe com a vida da pessoa, mas que em situações drásticas pode de fato ajudar, pois hoje ele está com 35 anos, mora no Rio de Janeiro e construiu uma família, com sua mulher e seu filhinho de dois anos, possui um emprego como cozinheiro, sonhos e muitos planos pela frente. 
Bonita história de superação, não é mesmo?Foto: Divulgação/Internet/Paula Cotrim/Facebook/G1












