O crescimento das taxas de obesidade e de doenças ligadas ao excesso de peso são indicadores do quanto a população está se alimentando mal. A aposta por alimentos que diminuam o apetite pode ser um dos caminhos para a perda de peso. O comer é fundamental no funcionamento do nosso organismo. Não é só a quantidade que influencia, a maneira de preparar, as combinações e o comportante na hora de se alimentar são cruciais para a nossa saúde.
“Alguns alimentos promovem a sensação de saciedade prolongada e, com isso, favorecem o controle do apetite. Geralmente as fibras e os grãos, se utilizados de forma adequada, podem ajudar a moderar o apetite”, afirma a nutricionista Denise Boia.
O portal Uol com a ajuda de nutricionistas listou três classes de alimentos que diminuem o apetite e ajudam na perda de peso. A maioria provoca um sentimento de saciedade após ser consumido.
1. Fibras e grãos
Alimentos ricos em fibras solúveis são capazes de modular o nosso apetite. Isso ocorre porque as fibras solúveis, quando em contato com água, aumentam o volume gástrico e oferecem sensação de saciedade.
Frutas, verduras, legumes, leguminosas e grãos como aveia, linhaça, chia e gergelim são ótimos aliados na sua dieta. Além da riqueza de fibras, eles também são cheios de inúmeros nutrientes.
2. Proteínas e gorduras insaturadas
Essas duas substâncias são capazes de retardar o esvaziamento gástrico. O alimento demora mais para ir até o intestino, provocando uma sensação de saciedade maior.
Alguns alimentos considerados ricos em proteínas são carnes, ovo, leite, peixe e soja. Já os ricos em gordura insaturadas são abacate, as castanhas e outras sementes oleaginosas, o azeite de oliva e outros óleos vegetais. Esses alimentos ainda são fortes aliados no combate ao colesterol ruim e o triglicérides.

3. Alimentos de ação termogênica
Aliando os alimentos que diminuem o apetite com os de ação termogênica o resultado será melhor ainda. O aumento da temperatura corporal, acelera o metabolismo e queima as gorduras que são transformadas em energia.
Na lista de alimentos termogênicos estão a pimenta, canela, gengibre, chá verde e até uma simples água gelada.
Fonte / Estilo UOL












