Você acreditaria se eu te dissesse que existe uma região no nosso corpo que, de tão sensível, mexer um pouco com ela pode ser mortal? Soa assustador, não é mesmo? O mais comum é imaginarmos que se trata de algum órgão vital interno, mas não é bem esse o caso.
Vamos por partes. Muitas pessoas têm o hábito de se depilar. Isso envolve pelos faciais, as pernas, as axilas, as sobrancelhas, dentre outras regiões. No entanto, no nosso rosto existe uma região chamada “triângulo da morte”, e mexer nos pelinhos de lá é estreitamente proibido (para o seu bem).
A localização da região perigosa, marcada pela sensibilidade, parte da ponta do nariz e se estende para os cantos da boca. Quando um pelinho da área é puxado, os vasos sanguíneos correm o sério risco de serem danificados. E são esses vasos que trabalham no cérebro.
Apesar de microscópicos, os pelos presentes no triângulo são os responsáveis por nossa filtragem de ar. E puxá-los poderia causar não apenas problemas respiratórios como também meningite e até mesmo abscesso cerebral (um acúmulo de pus resultante de infecções).

Quando os pelinhos são arrancados, além da possibilidade de ocorrer tudo o que foi citado acima, a região se torna mais vulnerável a presença de intrusos (como bactérias e germes) e mais suscetível a infecções. A filtragem de ar pelo nariz é feita por meio dos cílios, pelos microscópicos que movem o muco até o estômago para que, eventualmente, ele seja destruído.
Agora você já sabe, então, que é melhor não mexer no “triângulo da morte”, certo? Se for aparar, use uma tesoura e corte com moderação. Pinças, jamais!
Foto: Reprodução/ Internet
Fonte: Jornal Ciência













