Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Doença mão-pé-boca

Conheça mais sobre a doença mão-pé-boca e proteja seu filho desse problema comum entre crianças

Você já ouviu falar na ‘doença mão-pé-boca (HFMD)? Já a citamos em um caso aqui, sobre um menino que contraiu a HFMD após um passeio a um shopping lotado. Acontece que ele entrou em contato com diversas crianças em um playground do local e uma delas estava infectada. A doença é contagiosa e mais comum até os 5 anos de idade. Geralmente sua transmissão é pelo contato humano ou com objetos/alimentos contaminados e provoca manchas vermelhas e erupções de pequenas bolhas.

Nas redes sociais, uma preocupação com um possível surto da doença. Porém ela é comum, de acordo com Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ao Bebê.com: “A prevalência dela é bastante alta pois o vírus é de fácil disseminação, especialmente em menores de cinco anos, mas raramente causa complicações”, conta.

Doença mão-pé-boca

Sobre a doença:

Nas estações frias, ela é mais comum, pela tendência em ficarmos em ambientes mais fechados. Pela fácil contaminação, quando ocorre com uma criança, outras acabam sendo infectadas. Vale ficar atento aos sintomas, que são bolinhas vermelhas, que costumam coçar, febre e sintomas respiratórios. É importante procurar ajuda especializada, evitando que o quadro se agrave.

Doença mão-pé-boca

“Além da febre alta, as feridas, que costumam ficar perto da úvula, a ‘campainha’ da boca, são doloridas, então a criança pode ter uma grande dificuldade em se alimentar e tomar líquidos”, explica João Krauzer, chefe do serviço de pediatria do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Alguns sintomas como tosse e espirro, característicos da gripe, podem aparecer. Além disso, o tratamento é realizado com o intuito de combater o vírus.

Já a prevenção é basicamente levar a higiene à risca. É importante prestar atenção!

Foto: Reprodução/ Internet

Fonte: Bebê.com

Rolar para o topo