O artista e designer espacial holandês Hein van Duppen plantou uma árvore no banco de trás de seu carro. Com a árvore, ele viaja pelo país e coleciona histórias sobre o verde da cidade. Porque há muito pouco verde na Holanda. O que o verde significa para as pessoas e o que ele agrega ao ambiente de vida?
Ele dirige por todo o país e coleciona histórias sobre a vegetação da região.
“Cada vaga de estacionamento é um local potencial para o crescimento de uma árvore. Se você olhar para a área assim, de repente há muito espaço na cidade.” – Hein van Duppen
Nos últimos vinte anos, o número de carros na Holanda aumentou 23%. Segundo a agência de estatísticas holandesa , o número de carros cresceu ainda mais rápido do que a população em 2019. Todos esses carros circulam no espaço público. Mas, enquanto isso, o verde desaparece do bairro e as mudanças climáticas são aceleradas.
Uma ideia de cidade mais verde brota
Devido às mudanças climáticas, está ficando mais quente e nas cidades esquenta ainda mais rápido. As cidades são uma espécie de ilhas de calor . A cidade deve, portanto, tornar-se mais verde, não apenas em termos de política, mas também em termos de aparência. Dessa forma, poderemos lidar melhor com diferentes condições climáticas extremas no futuro, tanto durante ondas de calor quanto com grandes quantidades de precipitação.
A árvore itinerante foi apresentada ao público em Tilburg, uma das cidades do interior mais simples da Europa.
A abertura pública da árvore itinerante ocorreu em Tilburg, uma das cidades mais petrificadas do interior da Europa. Há muito pouca vegetação lá, mas agora de repente uma árvore passou pelo centro. Hein disse ao BrightVibes seus motivos para o projeto.
“Com este projeto procuro fazer com que as pessoas olhem para o ambiente de uma forma diferente e as façam pensar. Como o espaço público está organizado agora e como poderíamos usá-lo de maneira diferente?” – Hein van Duppen
Boa partida
A árvore se enraíza no banco de trás do carro de Hein e se sente muito em casa. Ele certamente pode sobreviver lá e até começar a brotar novamente. Carro e árvore também se encaixam bem: as folhas são pequenas e a árvore não é muito alta, então ainda pode passar por baixo de viadutos.
A árvore em movimento ainda está dirigindo pela Holanda por enquanto para coletar o máximo possível de histórias verdes. Mas claro que também é intenção que no futuro deixemos o carro e troquemos a pedra pelo verde. O que é melhor para nós e para o planeta.












