Uma das principais reclamações de muitas pessoas ao acompanharem noticiários e tabloides está voltada ao famoso “não posso mais fazer ou comer nada porque tudo causa câncer”. Bom, embora a frustração seja pertinente, ainda assim alertas devem ser feitos, principalmente enquanto produtos industriais tiverem componentes que se relacionem com a doença.
E em relação ao que foi dito acima, a bola da vez são os desodorantes e antitranspirantes, que segundo informações da Fox News, podem estar relacionados a casos de câncer de mama.
As investigações foram voltadas, principalmente, aos parabenos – classe de conservantes muito utilizados em cosméticos – presentes nos nos produtos de higiene pessoal. Estes produtos químicos estão associados a mudanças na produção e regulação de estrogênio (que atua no controle da ovulação e no desenvolvimento de características femininas) e de outros hormônios presentes no corpo. Os parabenos os enfraquecem.

Além disso, os antitranspirantes dependem do alumínio para bloquear as glândulas sudoríparas (do suor) e reduzir a quantidade de secreções. A atuação do metal mata bactérias existentes sob os braços e assim impede que elas causem o forte odor. No entanto, o alumínio pode aumentar a instabilidade genética no tecido mamário, e essa instabilidade está fortemente relacionada a mudanças que promovem o crescimento de tumores.
Embora não haja provas concretas de que o alumínio seja um fator causador a doença, usuários de produtos que o contém tendem a apresentar taxas mais altas de câncer de mama.
Os produtos de higiene pessoal também contém ftalatos, composto químico pertencente a um grupo tido como cancerígeno e causador de danos ao fígado, aos rins e aos pulmões. Os ftalatos também são tóxicos às glândulas reprodutivas em homens e mulheres.

As axilas oferecem um ambiente escuro, quente e úmido para que as bactérias vivam e floresçam. Medicamentos, açúcar, alimentos processados, estresse e más condições de saúde podem afetar negativamente seu odor corporal. A pesquisa também concluiu que os desodorantes podem ter um efeito inverso e piorar o cheiro das axilas.
A principal recomendação é a de que, além de uma boa higiene, óleos naturais sejam utilizados na região, pois além de fornecerem alívio e um bom odor, também atuarão contra as bactérias presentes. Outra sugestão, não necessariamente para quem quer estar cheiroso, mas para quem quer combater as bactérias, é o uso de um ácido cítrico à base de limão. Basta cortar um limão ou uma lima pela metade e esfregar o pedaço debaixo do braço. Você pode selar a fruta em um recipiente de vidro, refrigerá-la e reutilizá-la.
Fique muito atento com o uso de desodorantes e antitranspirantes.
Fotos: Reprodução












