Reciclar poderia ser fácil como comprar um refrigerante numa máquina de rua, não é mesmo? Pois isto já é possível, graças a um projeto inovador de estudantes italianos e o mais surpreendente é que eles ainda são adolescentes.
Tudo começou num projeto escolar numa cidadezinha na Sícilia que tornou-se um protótipo real e mundialmente premiado.

Marco Tomasello, Daniele Caputo, Vincenzo Virruso, Vittorio Maggiore, Toni Taormina, e sua professora, Daniela Russo, foram responsáveis pelo conceito chamado “My Pro Generation”, visto como uma forma de incentivar jovens a serem mais pró-ativos.
O que era pra ser somente um projeto escolar, tornou-se realidade e despertou o interesse mundial o que fez com que eles conquistassem um prêmio italiano em sustentabilidade: o AXA Italia Social Impact Award.
Fotos: My Proaction Facebook
Qual foi a ideia vencedora do projeto? Uma máquina de venda automática que coleta garrafas plásticas e as transforma em capinhas de celular.
A máquina coleta e moe essas garrafas plásticas, que são derretidas e depositadas em pequenas bolinhas de plástico. Após isso, o material é derretido novamente e transforma-se em capinhas de celular impressas em 3D.
Por Denise Hsu












