A Boa do Dia

Como a educação transformou a vida desses dois moradores de rua.

By Drica Adamo

October 16, 2023

A educação é transformadora e mudou a vida desses dois ex-moradores em situação de rua. Eles foram aprovados no Ifes, o Instituto Federal do Espírito Santo.

Os dois voltaram a estudar por meio das aulas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Jurandir Parrilha, de 67 anos, e Dermeval Cardoso, de 56, viviam nas ruas de Vitória, no Espírito Santo, sem muita perspectiva de vida, mas tudo mudou. O acesso à educação foi fundamental para a chavinha do sucesso.

Dermeval foi aprovado no curso técnico em Segurança do Trabalho, já Jurandir, cursa Hospedagem. Ambos querem se qualificar e esquecer o passado. Ao todo, em Vitória, 14 ex-moradores em situação de rua foram aprovados no Instituto.

Dormia no banco da praça

Jurandir morou nas ruas de Vitória durante um bom tempo. Frio, fome e insegurança eram rotina e o rapaz se via sem rumo depois de ter vindo de São Paulo.

Os problemas com alcoolismo apareceram e o homem acabou entrando em depressão. Dormindo em bancos na Praia do Canto, região nobre da cidade, um dia Jurandir recebeu um convite especial.

Era um motorista de aplicativo, com a ajuda de uma assistente social, que o encaminhou para um abrigo. A mudança começou por lá!

Aprovação no Ifes

“Fui para o abrigo porque queria tomar um banho e ter onde ficar. Não imaginava que poderia chegar a ser aprovado no Ifes”, contou o estudante.

O que era só um banho virou uma vaguinha no Ifes, umas das instituições mais concorridas do Estado inteiro!

No abrigo, o rapaz teve acesso a aulas do EJA e todo o esforço, no final, valeu bastante.

Agora, com a vida encaminhada, ele faz planos.

“Estou bem focado. Quero arrumar um emprego, alugar uma casinha e, mais para frente, encontrar uma companheira”, planejou.

Fonte