Ciência e saúde

Estudo sugere que comer depois das 19h pode aumentar o risco de infarto

Publicado

em

Com a rotina puxada e estressante que vivemos hoje, cuidar da alimentação nem sempre é tão fácil quanto gostaríamos. Quem nunca trabalhou e estudou o dia inteiro e só teve a chance de fazer uma boa refeição quando já era quase de madrugada? A regra vale para mim, inclusive.

Contudo, apesar de nem sempre termos muita opção, pesquisadores europeus identificaram que fazer refeições à noite pode aumentar o risco de infarto. Uma avaliação feita com mais de 700 adultos portadores de hipertensão arterial trouxe à tona informações relevantes sobre o quanto os horários que nos alimentamos interferem em nossa saúde.

Dentre os resultados obtidos, que envolveram também o tipo de alimento consumido, os cientistas chegaram à conclusão de que o horário limite para refeições deve ser, em um cenário ideal, até às 19h. E nela alimentos leves devem ser ingeridos.

Entre as pessoas analisadas no estudo, um total de 24,2% dos adultos que jantaram dentro do prazo de duas horas antes de ir para a cama apresentaram sintomas de hipertensão que não diminuíram durante o sono. Enquanto isso, apenas 14,2% dos que se alimentaram antes das 19h experimentaram o mesmo resultado.

Anúncios

Foto: Reprodução

Corpo em alerta

Os responsáveis pela pesquisa explicam que jantar pouco tempo antes de se deitar deixa o corpo em uma espécie de estado de alerta. Durante o sono são produzidos hormônios de estresse, como a adrenalina, e isso atrapalha o funcionamento do nosso ‘relógio biológico’.

O professor Peter Weissberg, diretor médico da British Heart Foundation, explica que “em alguns hipertensos, a pressão permanece elevada ao longo da noite colocando-os em risco potencialmente maior de futuras complicações“. Mas ele explica que algumas observações precisam ser feitas em relação à pesquisa, pois, por si só, ela sugere que comer mais cedo é uma forma de controlar a pressão arterial. O especialista pede que estudos mais cuidados e aprofundados sejam realizados.

Fonte: Telegraph

Destaques

Sair da versão mobile