Um dos peixes mais famosos do mundo por sua beleza, o koi também é muito apreciado por seu sabor. Contudo, o animal que é servido cru em um dos pratos mais tradicionais da Tailândia pode trazer sérios efeitos colaterais a quem o consome.
De acordo com o médico e pesquisador Narong Khuntikeo, o peixe pode estar relacionado a milhares de casos de câncer de fígado no país. O especialista explica que, principalmente no norte do país, o koi é pescado do rio Mekong, que é poluído. A poluição é fator determinante para que o peixe seja contaminado com um perigoso parasita chamado opisthorchis viverrini.

Por conta da bactéria, estima-se que 20 mil mortes na Tailândia estejam relacionadas ao prato que envolve o koi. E é válido ressaltar que o animal é importado para diversos países.
Ao lado de uma equipe, Khuntikeo identificou dados alarmantes após concluir uma pesquisa. Somente na cidade de Issan, 80% da população já consumiu a carne do animal aquático. Desse número, um terço sofre com alguma doença hepática e tem grande probabilidade de desenvolver câncer se não tratar rapidamente.
“É um sério problema de saúde o que estamos vivenciando aqui. Mas ninguém percebe porque as mortes acontecem pouco a pouco. Como folhas caindo de uma árvore”, diz o médico. O pesquisador faz o alerta para a população local, principalmente, tomar um sério cuidado ao consumir o peixe de forma cru. O ideal, no caso, seria evitar.

Khuntikeo também faz um alerta sobre os peixes em geral. O especialista alerta para os cuidados que devem ser tomados ao consumir uma carne que seja crua e orienta para que o alimento em questão (qualquer tipo de peixe) não seja consumido em qualquer lugar, pois o risco de conter alguma bactéria é muito alto.
Fonte: Upsocl












