Não importa onde uma pessoa esteja, de onde veio, e para onde vai: quem a define, é ela mesma. Às vezes o mundo cai à nossa volta, mas nossos ideais continuam intactos. Talvez eles nasçam conosco ou, simplesmente, temos muito mais a oferecer para o mundo do que as outras pessoas acham.
E, para um rapaz que vivia em meio a toda a violência do Vidigal, comunidade do Rio de Janeiro, o ator Thiago Martins mostrou que não importa se alguém duvidou de seu talento algum dia: ele apenas mostrou que estavam errados.
Um rapaz que vivia na pobreza poderia sim mostrar a outros jovens que eles têm oportunidades de sair daquela vida sem ter que roubar, traficar e fazer outras coisas que alguns dizem que é destino certo para crianças que nascem em uma comunidade. Tudo são apenas rótulos e, no programa Estrelas, da Angélica, Thiago deixou claro que estes não o define. Ele mostrou a mansão que tem no mesmo morrou que cresceu, mas que construiu com seu esforço na profissão.

O ator e músico começou com 6 anos no Grupo Nós do Morro, uma associação cultural sem fins lucrativos que proporciona acesso à arte e à cultura para crianças, jovens e adultos do Morro do Vidigal, como aulas de teatro e cinema. Ele, então, teve chance de aparecer em sua primeira novela aos 15 anos, na Rede Globo.
Seus melhores amigos sempre foram os mesmos meninos que ele andava junto em sua infância mostrando que, mesmo com a fama, seu carinho pelas pessoas do Vidigal continuou o mesmo. Mas, na verdade, o grande amor de sua vida sempre será sua mãe.

Ela que, desde cedo, fez de tudo para que Thiago não esquecesse seus ideais, trabalhou por 20 anos como empregada doméstica para criar sozinha seus dois filhos. Sustentar duas crianças em uma comunidade, sem muitos recursos, foi o maior desafio de sua vida, mas valeu a pena. O ator disse que sua infância foi boa apenas por causa dela, pois o restante foi muito difícil para uma criança que vivia em meio à insegurança.
Quando começava algum tiroteio no Vidigal, ela escondia os dois filhos embaixo da escada, um lugar onde tinha mais paredes, impedindo que as balas não chegassem neles. Porém, certo dia, infelizmente, seu irmão, Carlos André, que ele sempre viu como uma figura paterna dentro de casa, foi baleado. O grande pesadelo da vida de Thiago foi vê-lo algemado em uma maca sendo chamado de bandido.

Hoje, Carlos é ator e produtor teatral e influenciou seu irmão em toda a vida. A violência chegou em sua casa, mas nada disso o impediu de seguir em frente. Ser uma pessoa alegre e boa é sua grande válvula de escape, e hoje, só é feliz graças à sua mãe e amigos que permaneceram ao seu lado. Mas quem disse que acaba aqui?
O grande sonho do ator é ser pai. Ele namora há 5 anos a também atriz Paloma Bernardi e eles já têm planos para casamento. Seu maior desejo quando realizar esse sonho é não permitir que seu filho passe pelas mesmas dificuldades que ele passou na infância, onde precisou ter o Nós do Morro em sua vida para lhe mostrar arte, cultura e educação e, assim, fazer com que ele seguisse um destino.

Uma pessoa pode vencer na vida se, principalmente, conhecer a si própria e entender que é muito mais do que os outros insistem em dizer que ela é. O menino do Vidigal tornou-se um dos atores mais importantes do país e conseguiu, sim, mostrar que crianças pobres de uma comunidade violenta, podem se tornar boas e influentes pessoas no futuro. Só basta querer e lutar por isso.
Fotos: EGO, Caras, Reprodução, Divulgação.












