Por mais que sejam problemas aparentemente simples de serem resolvidos, a tosse e o resfriado são condições que devem ser tratadas antes que se desenvolvam como algo mais grave. Mas, para solucionar o problema, não dá para ficarmos sempre gastando com medicamentos que sequer sabemos se vão ter algum efeito, não é mesmo? Aliás, nem sempre temos ideia de como eles são feitos.
Experimentar alternativas naturais sempre é uma boa opção para tratar problemas de saúde (mas, claro, com orientação médica). E no caso da tosse e do resfriado, uma ótima opção é um adesivo – chamado de cataplasma – anti-inflamatório à base de gengibre. Embora o corpo tenha seu próprio ritmo de recuperação, essa dica vai dar uma boa ajuda no processo.
Ingredientes e produtos necessários
- Mel
- Chá de gengibre
- Azeite de Oliva
- Farinha de trigo
- Gaze
- Um pano (de preferência) ou um guardanapo
- Fita adesiva
Modo de preparo
O primeiro passo é fazer uma espécie de pasta utilizando os ingredientes. Misture a farinha de trigo com uma pequena quantidade de mel e mexa bem. Na sequência, acrescente o azeite, o chá, e então misture novamente. Feito isso, coloque um pouco mais de farinha para que a consistência da mistura fique bem pastosa.
Feito isso, coloque a mistura em um pano e a embrulhe com a gaze. Coloque-a no peito (mantendo longe do coração) ou nas costas e use a fita adesiva para prendê-la. Deixe repousar, de preferência, durante toda a noite (se não for possível, por pelo menos duas a três horas). Após a primeira aplicação a tosse será aliviada e o muco será diminuído.
Vale ressaltar que o tratamento pode ser feito em crianças a partir de um ano. Para crianças de 2 a 3 anos de idade, o ideal é deixar a gaze por não mais do que três horas.
Atenção: pessoas com febre alta não devem aderir ao tratamento.












