Uncategorized

Cleo Pires inspirou muita gente ao revelar ter doença que atinge milhares de pessoas e conta como deu a volta por cima

By camilagomes

May 18, 2017

Melasma é uma das doenças de pele mais sofridas atualmente. Ela consiste em manchas na pele muito comum comum em mulheres que estão grávidas ou na menopausa e que tomam anticoncepcionais.

E, após postar uma foto sem maquiagem no Instagram, Cleo Pires revelou sofrer com isso desde o dia que recebeu o diagnóstico.

Por ser uma doença que mexe com a alto estima, a atriz que sempre gostou de andar com a cara lavada e ter uma vida prática, foi obrigada a mudar seus hábitos para poder encarar a situação de frente.

A doença que não é muito conhecida, mas é extremamente comum, afeta em maior números o público feminino, mas também pode aparecer em homens.

Pode ser causada por substâncias contidas em certas medicações, como anticoncepcionais, que fazem com que o corpo produza uma grande quantidade de melanina. A exposição solar também pode afetar a pele, além da gravidez, o uso de cosméticos caseiros e de baixa qualidade e até mesmo por genética.

As manchas não doem ou coçam, o grande problema é a autoestima das mulheres que é diretamente afetada. A doença deve ter acompanhamento médico, que pode utilizar cremes que contenham certo tipo de ácido, esfoliações com cremes esteroides tópicos ou químicos, tratamentos com laser nos casos graves, suspensão dos medicamentos hormonais que causam o problema ou esperar a finalização da gravidez para analisar se o sintoma continua.

Após o tratamento adequado, o melasma deve desaparecer dentro de alguns meses, mas pode reaparecer no caso da mulher ficar grávida novamente ou que comece a tomar hormônios outra vez. Médicos afirmam que para prevenir as manchas, é necessário proteger a pele com protetor solar que não permite que um câncer se desenvolva e nem que rugas apareçam.

O caso de Cleo levantou discussão sobre o assunto. A atriz afirmou que cuida mais de sua pele agora e isso serviu de inspiração para outras mulheres que também passam pela mesma situação. É possível, sim, tratar a doença e ser linda oa mesmo tempo!

Fotos: Divulgação, André Nicolau