São muitas as pessoas que têm o hábito de tomar alguma bebida durante as refeições. Seja um suco, um refrigerante ou até mesmo uma bebida alcoólica, a mania sempre foi encarada como normal e inofensiva.
Mas, de acordo com um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, publicado na revista BMC Nutrition, é melhor você deixar os acompanhantes líquidos distantes de seu almoço ou jantar.
Segundo os cientistas, o consumo de bebidas açucaradas durante uma refeição rica em proteínas diminui a eficácia do metabolismo. Ou seja, pode fazer com que o corpo armazene mais gordura.
-
Foto: Vix / Reprodução
Você já sabe que o consumo de bebidas que contém açúcar não faz bem, certo? Mas o estudo vai um pouco além. Os pesquisadores chegaram a conclusão que a oxidação da gordura no organismo diminui em até 8% quando refrigerantes ou sucos acompanham as refeições.
O estudo foi realizado com 27 adultos saudáveis, com idade média de 23 anos e as análises foram feitas em um período de 24 horas. Na experiência, um calorímetro mediu os movimentos dos participantes e seus níveis de oxigênio, dióxido de carbono, temperatura e pressão. A intenção era determinar o gasto de energia e o funcionamento do metabolismo durante a ingestão dos alimentos e dos líquidos.
-
Foto: Natue / Reprodução
“Ficamos surpresos com o impacto que as bebidas adoçadas tiveram no metabolismo quando foram emparelhadas com refeições ricas em proteína”, comentou o autor principal do estudo, Dr. Shanon Casperson, do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. “Esta combinação também aumentou o desejo dos indivíduos de comer alimentos salgados durante quatro horas depois de comer”, completou o especialista.
Na pesquisa foi determinado também que um terço das calorias fornecidas pelos sucos ou pelos refrigerantes não foram gastas. E o impacto direto no funcionamento metabólico traz consequências: “Nossas descobertas sugerem que tomar uma bebida açucarada com uma refeição afeta os dois lados da equação do balanço energético. No lado da admissão, a energia adicional da bebida não faz com que as pessoas se sintam mais saciadas. No lado da dispensa, as calorias adicionais não são gastas e a oxidação da gordura é reduzida”, revelou o doutor.
Então, para você que se preocupa com o seu corpo, mas ainda assim deseja uma bebida para te acompanhar durante as refeições, não tenha dúvida em optar pela água.



Foto: Vix / Reprodução
Foto: Natue / Reprodução