Um dos momentos mais tristes de nossas vidas é quando perdemos algum ente querido. Mas será que para os que dão adeus este é um momento tão terrível?
Na verdade não. Pelo menos foi isso que alguns cientistas da Universidade de Carolina do Norte (EUA) dizem. Eles constataram que as pessoas que estavam mais próximas da morte eram inexplicavelmente felizes.
A pesquisa, publicada na revista Psychological Science analisou pessoas que sofrem com doenças terminais e prisioneiros no corredor da morte e que viviam em uma cela pequena com televisão, mesa e chuveiro.

O que todos imaginam é uma tristeza sem tamanho por causa da morte, sentimentos totalmente negativos e um abatimento. Mas na verdade, “morrer é menos triste e assustador do que as pessoas pensam”, conta o psicólogo Kurt Gray.
O projeto liderado por Kurt descobriu que os que estão a um passo da morte descreviam ela de uma forma mais positiva do que os que outras pessoas, sejam saudáveis ou doentes, mas ainda com esperanças de vida.

É claro que isso jamais fará com que as pessoas tenham uma visão positiva da morte. Mas ao menos reconforta os familiares dos que morreram, pois eles devem acreditar que os últimos momentos em vida daquela pessoa foram bons.
Fotos: Reprodução Internet


