Quando nós saímos de casa, seja para um passeio ou para trabalhar, dá um aperto no coração deixar os nossos cães sozinhos, não é verdade? E você já parou para pensar como eles se sentem quando não há ninguém por perto em casa?
De acordo com cientistas, os cães podem passar até meia hora uivando, latindo e lamentando depois que seus donos o deixam a sós.
Segundo a especialista Alice Potter, os primeiros minutos de isolamento são os mais estressantes para o cão. “Sua reação à separação começa logo após a partida do proprietário, assim que ele [o cão] assimila que ninguém está por perto”.
Além dos sinais vocais (como os uivos e latidos), o estresse pode levar os cães a comportamentos mais graves: salivação excessiva, auto-mutilação, comportamento repetitivo e vômito.
-
Foto: Reprodução
“O cão saberá quando seu dono está prestes a sair de casa. Eles aprendem sobre os indícios rotineiros que mostram que seu dono está para sair, como por exemplo pegar as suas chaves ou se trajar com um casaco e com sapatos”, conta a especialista em comportamento entre homens e animais, Dra. Emily Blackwell. “Para alguns cães, estas ‘dicas’ já mostram que algo de ruim está para acontecer e eles começam a ficar ansiosos, o que aumenta o seu quadro de estresse”, completa a doutora.
Após o período de lamentação do animal, o que acontece nas horas seguintes depende muito de sua personalidade. Cães mais ansiosos podem caminhar durante horas para cima e para baixo esperando seus proprietários voltarem: “Normalmente eles gastam menos de um minuto descansando antes de se levantarem e caminharem novamente. Essa perturbação pode deixá-lo muito cansado, e o relaxamento só virá na presença do dono”, conta Emily. Além disso, estes cães que sofrem com a ansiedade uivarão com frequência ainda maior.

Os especialistas sugerem que os proprietários tentem deixar uma câmera filmando como seu cão se comporta enquanto ele não está por perto. Assim, dependendo de sua reação, é importante procurar um profissional médico para ajudar a aliviar a angústia do cachorro. Emily acrescenta que o comportamento destrutivo causado pela saudade é mais comum em cães na faixa dos dois anos de idade, mas os pets de qualquer idade podem reagir de maneira estressada.
“É muito importante não punir o seu cão se ele fizer as necessidades frente à porta ou por ele demonstrar comportamento destrutivo. Deixá-lo ainda mais estressado ou ansioso pode interferir seriamente no relacionamento entre o dono e o animal”, ressalta Alice, que recomenda que antes do proprietário sair, ele leve o cão para se exercitar ou o deixe bem alimentado, o que pode ajudá-lo a manter o autocontrole.
-
Foto: Web Cachorros / Reprodução
Definitivamente, o amor dos bichinhos é fora de série, não é mesmo?


Foto: Reprodução
Foto: Web 









