
Cientistas fazem descoberta perturbadora que pode estar dentro do estômago de quem come sushi
Nos últimos anos, o brasileiro tomou gosto de vez pela culinária oriental. Não à toa, um levantamento realizado em 2013 pela Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), mostrou que só na cidade de São Paulo existem mais restaurantes japoneses do que churrascarias. E até hoje, quatro anos depois, o sushi continua cada vez mais em alta se comparado ao churrasco. Na mesma coleta de dados foi estimado que, por dia, a capital paulista produzia até 400 mil sushis.
Contudo, o foco desta matéria não serão os números, mas sim um alerta. Com a nossa mudança de hábitos e preocupações alimentares, o sushi se tornou um alimento muito consumido. E algumas preocupações sobre a iguaria precisam ser apontadas, principalmente pelo fato de sua composição conter peixe cru.
Em Portugal, um homem de 32 anos precisou ser levado com urgência até um hospital após sentir fortes dores de estômago e começar a vomitar repetidamente. E quando os médicos o atenderam, algo preocupante foi encontrado em seu estômago.
O paciente estava doente há mais de uma semana e os exames de sangue realizados mostraram, de início, uma inflamação leve. No entanto, devido o quadro do rapaz, os médicos suspeitaram que o problema era grave, principalmente quando ele comentou que havia comido sushi.
A suspeita médica era a de que o português estava com anisaquíase, uma doença parasitária causada por vermes ‘anisakis’ que invadem a parede do estômago ou do intestino. As larvas que causam a infecção costumam ser ingeridas por meio do consumo de peixe cru ou lulas.

Uma vez que os médicos consideraram a real hipótese do rapaz estar com a doença, foi dada sequência em uma endoscopia que constatou que o verme havia invadido seu trato gastrointestinal e estava preso a uma parte do seu revestimento intestinal, o que gerou um inchaço.
Os vermes foram retirados com o uso de uma rede especial e não tardou para que os sintomas sentidos pelo paciente fossem curados, como informa a equipe médica do Hospital de Lisboa.

Os médicos relataram que vêm sendo cada vez mais frequentes os casos da anisaquíase. Portanto, fique sempre atento em relação a onde você está comprando o seu sushi.

