Se você tem um animalzinho de estimação, já deve ter percebido que sente um amor tão grande por ele, que sente como se ele fosse seu filho. Bom, para responder essa questão que aparece na mente de milhares de pessoas do mundo todo, cientistas se reuniram para descobrir por que você ama seu pet como se fosse seu filho.
Bem, a resposta é simples: um estudo realizado pelo Departamento de Ciência Animal e Biotecnologia da Universidade de Azabu, no Japão, revela que ao entrarmos em contato com algum tipo de afeto – seja por meio de palavras ou ações – o nosso corpo libera uma enorme quantidade de oxitocina, o “hormônio do amor”. Porém, ele não sabe diferenciar o tipo de oxitocina que está recendo, então reage da mesma maneira com os animais e com as crianças.
As pessoas veem seus animais como seres tão indefesos quanto uma criança, por isso se mobilizam para proteger e cuidar deles, liberando o mesmo tipo de oxitocina quando entra em contato com eles.

No final das contas, esse carinho é muito importante para a saúde emocional de um pet e, infelizmente, não são todos os animais que tem chance de encontrar uma família tão amorosa assim.
Mas uma coisa é certa: por mais que muitos julguem as pessoas que “mimam” seus bichinhos de estimação, é importante que os donos de animais tenham tempo e disposição para lhes dar carinho, proteção, para passear com eles e oferecer-lhes a qualidade de vida que eles merecem. Afinal, eles são um grande motivo de alegria para todos nós.
Imagem: Link Animal












