Quando o pequeno Farah nasceu, um triste destino estava reservado para ele. Tirado de sua mãe, o filhote foi capturado por traficantes de animais. Longe da natureza, o pobrezinho agora não passava de um ‘produto’ na mão de criminosos.
Conforme o tempo passava, o primata temia cada vez mais os humanos. Vítima de maus-tratos, o macaquinho estava prestes a ser comercializado quando uma equipe de resgate o tirou das mãos de seus sequestradores. Com o auxílio policial, não só Farah como outros animais foram resgatados.
Apesar de livre, o chimpanzé demonstrava claros sinais de trauma por tudo o que sofreu com os humanos. Livre pela primeira vez depois de passar a vida acorrentado, ele parecia perdido, sem rumo. A liberdade não era habitual para ele. E o medo das pessoas fazia com que ele não deixasse nenhum de seus salvadores sequer se aproximar. Seria preciso muito carinho e paciência para lidar com ele.
Em um recinto, Farah passou a ser alimentado e ganhou um cobertor e uma pilha de folhas para deitar. Aos poucos os cuidadores ganhavam a confiança do inocente filhote. E quando ele estivesse finalmente pronto e recuperado, ele seria integrado a outros animais de sua espécie.

A equipe de resgate estava apreensiva. A expectativa era saber como os outros macacos lidariam com Farah. E para surpresa de todos tudo ocorreu de uma maneira melhor do que eles imaginaram.
O primatinha estava em êxtase por conhecer outros como ele. E sua primeira reação ao conhecer outro chimpanzé foi dar um emocionante abraço, prontamente retribuído. Todo amor e carinho prestado por quem cuidou dele foram maravilhosamente recompensados.
Hoje, Farah vive com a sua espécie. E equipes de cuidados animais os monitoram atenciosamente, afinal, enquanto houver quem compactue com o tráfico de animal, os criminosos jamais vão deixá-los em paz.

Fotos: The Dodo / Reprodução
Fonte: Viralnova