Já ouviu alguma música e sentiu o seu corpo arrepiar todo? Se a resposta for sim, fique feliz pois seu cérebro é especial! Segundo um estudo feito por Matthew Sacks ainda em sua graduação na Universidade de Harvard, pessoas que se emocionam ao ouvir uma música possuem estruturas cerebrais diferentes em comparação aos que não têm essa sensação.
A pesquisa envolveu 20 alunos que foram colocados para escutar suas músicas favoritas. Enquanto metade do grupo apresentou sensações, como calafrios, no restante do grupo não foi notada nenhuma diferença. No grupo que apresentou alterações pode ser notado que seus cérebros apresentavam mais conexões neurais entre o córtex auditivo e córtex pré-frontal.

“Se você tem um número maior de fibras e maior eficiência entre duas regiões, você é uma pessoa com um processamento mais eficiente. Se tem arrepio no meio de uma música, é mais provável que você nutra emoções mais fortes e intensas”, disse pesquisador.
O estudo foi publicado na Oxford Academic, e motivou Matthew a realizar mais pesquisas e análises sobre as reações do nosso cérebro, podendo assim de alguma forma contribuir para o tratamento de distúrbios psicológicos, como a depressão, a qual na visão do pesquisador pode ser explorada através da música.
Reprodução/ Imagens da internet












